Últimos posts

 

Vocês já perceberam que com o passar do tempo, as pessoas têm descansado cada vez menos? E ainda assim, elas tentam manter a rotina intensa. No entanto, em algum momento o corpo começará a dar sinais de exaustão e podem aparecer doenças e dificuldades no cotidiano. É durante o sono que o corpo recarrega as energias, restabelece as células e recupera o sistema imunológico. Dormir bem é um hábito que deve ser incluído na rotina de todos, afinal o sono é um dos fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis. Vale lembrar que dormir bem não é apenas dormir várias horas, e sem, ter um sono de qualidade para que você se sinta descansado ao acordar. Para dormir bem, você vai precisar de uma cama confortável, mas também prestar atenção em outros fatores de extrema importância, vamos falar de alguns deles logo abaixo. 

Quando dormimos mal, no outro dia, não conseguimos render no trabalho, ficamos de mal humor, irritados, sem conseguir ter o mesmo desempenho. Ter um sono de qualidade e no tempo adequado pode proporcionar diversos benefícios à saúde do organismo em geral. Por fortalecer o sistema imunológico, liberar a produção de alguns hormônios e consolidar a memória. Quando não dormimos o suficiente, o metabolismo fica mais lento, dessa forma, nosso corpo entende que é necessário economizar energia, o que prejudica as funções físicas e mentais. 
Um organismo descansado promove melhor equilíbrio entre os hormônios, que é essencial na prevenção de doenças, como a hipertensão e o diabetes. Dormir bem também pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver doenças, como a diabetes, que já foi citada e problemas cardiovasculares. Ficar doente com menos frequência, reduz o estresse, melhora o humor e a sociabilidade, evita acidentes causados pelo cansaço, te ajuda a se concentrar, também aumentam as chances de viver vidas mais saudáveis e produtivas. 




Alguns dos riscos causados pela falta de horas de sono são: aumenta as chances de desenvolver doenças como, a obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares, alterações imunológicas, resfriados constantes. Em geral, a falta de uma boa noite de sono pode causar problemas de saúde, e também diminuir a expectativa de vida e influenciar no bem-estar diário. 
Hábitos que irão te ajudar a ter uma boa noite de sono:
Finalize seu dia algumas horas antes de ir dormir: encerre o expediente de trabalho, volte para a sua casa e procure relaxar durante três ou duas horas antes de se deitar. Evite também o uso de aparelhos eletrônicos, visto que eles emitem uma luz capaz de inibir a melatonina, o hormônio que inicia o sono. Deixe o quarto completamente escuro e com temperatura agradável. 
Exercícios e alimentação: a atividade física libera adrenalina, o que não deixará o corpo descansar mesmo que a pessoa esteja cansada. Desse modo, evite realizar exercícios nas duas horas que antecedem a hora de dormir. Também é importante evitar alimentos energéticos, como o café, álcool, refrigerante. É importante evitar também comidas pesadas para não ter problemas na digestão.





Mantenha um horário regular para ir dormir e para se levantar. Ter essa rotina auxilia uma boa noite de sono e garante a quantidade de horas necessárias de descanso.  
Escolher um bom colchão: para isso, ele não pode nem ser muito mole, nem duro demais. Afinal, ele será responsável por manter a coluna bem alinhada e os músculos relaxados na hora do sono. Um colchão muito mole pode encurvar a sua coluna, o que trará problemas posteriores para suas costas. Já um colchão muito firme pode provocar tensões e deixar a musculatura cansada, em vez de relaxar. Sabe onde você encontra o colchão ideal? Na Colchão Emma, visite o site e confira as opções.
Importante: se mesmo seguindo as indicações você sentir dificuldade para dormir, procure um neurologista, profissional da saúde especializado nos distúrbios do sono. 

Compartilhe

Comente pelo Facebook!

Um Comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

About Me